Processo Seletivo Simplificado
A seleção para contratação de professor substituto ocorre através de processo seletivo simplificado. A abertura das inscrições é divulgada através de extrato de edital publicado no Diário Oficial da União - DOU e home page da SUPAC (https://supac.ufba.br/editais-professor-substituto) e das Unidades Universitárias (https://www.ufba.br/estrutura/unidades_universitarias) participantes da seleção. É importante observar a obrigatoriedade da reserva de 20% das vagas oferecidas para negros com base no quantitativo total de vagas do Processo Seletivo Simplificado, conforme Extrato do Edital publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Cada Departamento ou Coordenação Acadêmica participante da seleção é responsável por elaborar e publicar no âmbito da sua Unidade Universitária um Edital Interno com as regras do processo seletivo: número de vaga(s) para cada matéria ou área do conhecimento; regime de trabalho da(s) vaga(s); período, local e horário da inscrição; documentação a ser apresentada no ato da inscrição e da realização das provas; critérios de avaliação das provas; explicitação dos critérios de seleção, etc.
As inscrições serão realizadas presencialmente junto ao Departamento ou Coordenação Acadêmica da Unidade Universitária a que estiver vinculada a seleção, ou por outros meios, definidos no Edital Interno de abertura do processo seletivo simplificado.
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar a documentação exigida no Edital Interno e o comprovante do pagamento referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), cujo pagamento deverá ser efetuado através da Guia de Recolhimento da União – GRU.
O processo seletivo simplificado terá validade de 01 (um) ano contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Departamento ou Coordenação Acadêmica responsável pela seleção.