Pedido de cancelamento da matrícula de forma permanente. Ao fazer essa solicitação, você deixa de ser aluno da instituição e não poderá retornar ao mesmo curso sem realizar um novo processo seletivo.
❗ IMPORTANTE: Caso você deseje apenas a suspensão temporária da inscrição semestral, solicite trancamento total.
COMO SOLICITAR
O pedido de desistência é enviado por meio de formulário eletrônico.
1️⃣ Baixe o Requerimento escolar. 
2️⃣ Preencha, assine e salve em formato PDF. A assinatura deve ser manuscrita, digitalizada ou eletrônica. Não esqueça de preencher o curso atual e turno no cabeçalho, além do nome completo do(a) discente
3️⃣ Digitalize um documento de identificação com foto (formato PDF)
4️⃣ Preencha o formulário clicando aqui, anexando os documentos nos respectivos campos.
Se o motivo da desistência for transferência para outra Universidade, cuja forma de ingresso ocorreu por transferência externa, deve o(a) discente transferido(a) enviar e-mail ao NAREG (nareg@ufba.br), assunto: Transferência para Outra Instituição, solicitando o histórico com forma de saída, anexando cópia do documento de identificação com foto e comprovante de vínculo com a Instituição para onde foi transferido, indicando a forma de ingresso “Transferência”.
VALOR
Gratuito
PRAZO
O prazo para registro é de até 48h úteis, contados a partir do envio do processo ao NAREG.
OUTRAS INFORMAÇÕES
O Núcleo de Atendimento ao Estudante abrirá um processo administrativo no SIPAC. O estudante receberá uma notificação no email cadastrado na UFBA. Clique aqui para saber como realizar a consulta de processo.
O processo será encaminhado ao NAREG para registro. Após o envio do processo ao NARQ/CARE será possível baixar a declaração de desistência