Aproveitamento de Estudos

De acordo com a Regulamento de Ensino de Graduação - REGPG poderão ser aproveitados estudos/atividades realizados na UFBA ou em outra instituição de ensino superior desde que requerido, através de processo administrativo, junto ao Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE/CARE), e instruído com os documentos solicitados por essa resolução.

A apreciação do requerimento de Aproveitamento de Estudos será realizada pelo Colegiado do curso.

 

Rotina para Solicitação de Aproveitamento de Estudos/Tirocinio Docente:

Com a implementação do UFBA PEN (Processo Eletrônico Nacional), os processos de Aproveitamento de Estudos requeridos no Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE/SUPAC) são realizados de forma totalmente digital. Deste modo, é necessário que toda a documentação comprobatória necessária para a abertura do processo (Requerimentos, Históricos Escolares, Ementas, Certificados e Declarações, dentre outros) seja entregue no formato PDF, enviadas por e-mail para o endereço nae@ufba.br seguindo as seguintes orientações:

1 - Cada documento deve ser escaneado separadamente (ou seja, cada arquivo PDF deve conter um documento apenas - exceto as ementas, que devem ser escaneadas juntas em um documento único);

2 - O Requerimento Escolar, disponível no site da SUPAC (https://supac.ufba.br/sites/supac.ufba.br/files/requerimento_escolar.doc) deve ser preenchido, assinado e escaneado;

3 - No assunto do e-mail o(a) estudante deve escrever o nome completo, o número de matrícula e o objeto do requerimento, no caso, Aproveitamento de Estudos (exemplo: Fulano de Tal - 211223456 - Aproveitamento de Estudos);

4 - Após enviar toda a documentação para o e-mail nae@ufba.br, o(a) estudante deve comparecer pessoalmente ao NAE/SUPAC em até 72 horas úteis portando toda a documentação original para conferência e abertura do processo pelos servidores responsáveis, caso contrário o processo não poderá ser efetuado.

5 - Se o(a) estudante requerente estiver impossibilitado(a) de comparecer ao NAE/SUPAC, a documentação original pode ser apresentada via procuração. O modelo de procuração está disponível no site da SUPAC (https://supac.ufba.br/sites/supac.ufba.br/files/modelo_pocuracao_0.doc). A procuração deverá ser acompanhada de cópias do CPF e identidade do(a) outorgante, autenticadas em cartório. O(a) procurador(a) (outorgado(a)) deverá apresentar também o original e as cópias de seu CPF e de sua identidade, para serem autenticadas por servidor da UFBA.

6 - A rotina acima não se aplica ao aproveitamento de Atividades Complementares/Carga Horária Complementar. Estas devem ser solicitadas no Colegiado do curso.

 

CARE/NAE - Núcleo de Atendimento ao Estudante

UFBA/SUPAC